Atividade sobre Jesus Cristo: líder do Cristianismo
Pouquíssimas pessoas ou eventos conseguiram influenciar a humanidade tanto quanto Jesus de Nazaré. Já se passaram mais de dois mil anos e seus ensinamentos ainda continuam vivos e atuais. A história de Jesus é contada na Bíblia principalmente através do Novo Testamento.
O significado do nome Jesus está relacionado à ideia de salvação, refletindo a crença central do Cristianismo de que Jesus Cristo é o Messias, o único Senhor e Salvador, enviado por Deus para redimir a humanidade. Jesus é uma palavra que vem do hebraico, sendo uma das traduções para o português: Javé Salva.
Fontes históricas
Jesus de Nazaré viveu a maior parte de sua vida na região de Galileia (território pertencente, atualmente, ao Estado de Israel) época em que o Estado Romano dominava o mundo. Existem vários escritos da época de Jesus que comprovam sua existência histórica.
Os evangelhos canônicos — Mateus, Marcos, Lucas e João — são considerados pela maioria das igrejas cristãs como livros inspirados por Deus. Foram escritos no século I da era cristã. Esses evangelhos se concentram principalmente na vida adulta, morte e ressurreição de Jesus. Além dos evangelhos, existem também vários registros escritos de romanos e judeus que fazem referência a Jesus.
Quem foi Jesus segundo a História?
Nascimento:
De acordo com os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus nasceu em Belém. A tradição religiosa estabelece que ele nasceu de Maria, uma virgem que concebeu Jesus milagrosamente através da ação do Espírito Santo. Segundo essa tradição, o seu nascimento foi anunciado a Maria pelo anjo Gabriel.
Morte:
Jesus era visto como um líder revolucionário, próximo do povo, que pregava sobre amor, caridade e perdão. Por isso, foi considerado uma ameaça para o Império Romano e para os líderes religiosos da época. Sua atuação incomodou as grandes lideranças religiosas judaicas, que estavam atentas às suas pregações e as autoridades romanas preocupadas com a possibilidade de ele incitar uma revolta judaica contra o domínio romano. Judas Iscariotes então traiu Jesus, denunciando-o às autoridades. Após a prisão, Jesus enfrentou uma série de julgamentos, durante os quais foi acusado de blasfêmia contra Deus. Esses julgamentos resultaram em sua condenação à morte por crucificação. Ele foi torturado e forçado a carregar a própria cruz até o Calvário.
Ressurreição:
A ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã.
Ensinamentos
Jesus pregava sobre amor, caridade e perdão. Ele transmitia suas mensagens por meio de parábolas, que são histórias simples e ilustrativas do cotidiano, cada uma com uma lição ou moral. Entre as parábolas mais conhecidas estão a do Filho Pródigo, a do Bom Samaritano e a do Semeador. Jesus enfatizava a importância da fé e do arrependimento para o perdão dos pecados e instituiu o batismo como um sacramento essencial para os cristãos. Além disso, ensinou a oração do Pai Nosso, amplamente adotada pelos cristãos em todo o mundo.
Atividades
1. De acordo com a história, Jesus viveu na região da Galileia há mais de dois mil anos. Quais são os registros que comprovam sua existência histórica?
2. Como são chamados os adeptos do Cristianismo, religião fundamentada nos ensinamentos de Jesus?
3. O hebraico é uma das línguas mais antigas da humanidade. Os livros do antigo testamento foram escritos em suma maioria nessa língua. O que significa a palavra “Jesus” em hebraico.
4. A mensagem de Deus e seu exemplo de vida contrariavam o interesse de muitas pessoas poderosas. Sob quais acusações Jesus foi condenado?
5 - Segundo o texto, por que Jesus foi um dos homens mais importantes da história?
6. Qual o maior legado que Jesus deixou para a humanidade?
7. Segundo os evangelhos canônicos, onde Jesus nasceu?
8 - Quais são algumas das parábolas mais conhecidas de Jesus e qual é o propósito dessas histórias?
0 Comentários