O que é lugar?

             Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira

Disciplina: Geografia

Série:  6º ano do vespertino – Aula: 04

Professor: Itamiram Alves (Iram)

Aula semanal: 10 à 14/05/2021                      

Carga horária: 03 horas aulas 

 A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. Se pesquisarmos no dicionário, por exemplo, veremos conceitos relacionados a espaço ocupado, pequenas áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, entre outros. No entanto, o conceito de lugar para a Geografia é alvo de um debate mais específico, ganhando novos contornos.

Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar. Tudo depende da abordagem empregada na utilização do termo, bem como da corrente de pensamento relacionada com a teoria em questão. Por isso, ao longo da história do pensamento geográfico, esse conceito foi alvo de vários debates, ganhando gradativamente novos contornos.

Nos estudos clássicos da Geografia, o estudo tinha uma importância secundária, tendo sua noção vinculada ao local. Em uma escala de análise, referia-se, dessa forma, apenas a uma porção mais ou menos definida do espaço. No entanto, essa ideia foi sendo enriquecida ao longo do tempo e do avanço das discussões.

Atribui-se a Carl Sauer a primeira grande contribuição para a valorização do conceito de lugar[1]. Para o autor, a paisagem cultural é quem define o estudo da Geografia e o sentido do lugar estaria vinculado à ideia de significação dessa paisagem em si. A partir daí, esse importante termo foi sendo vinculado não ao local, mas ao significado específico, ou seja, aos atributos relativos e únicos de um dado ponto do espaço, transformando suas impressões em sensações únicas.

Com essa evolução, sobretudo pelas contribuições de autores como Yi-Fu Tuan e Anne Butiimer, a ideia de lugar passou a associar-se à corrente filosófica da fenomenologia que, basicamente, trata os fatos como únicos, partindo da compreensão do ser sobre a realidade e não da realidade em si, esta tida como inatingível. Por isso, o lugar ganhou a ideia de significação e, mais do que isso, de afeto e percepção.

Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.

Espaços públicos de convivência e lazer são frequentemente abordados e estudados pela Geografia a partir da ideia de lugar. Em alguns casos, estudos geográficos com base nessas premissas foram responsáveis pela mudança na arquitetura de praças e espaços de lazer, sobretudo no sentido de adequar tais locais à compreensão e percepção das pessoas e à ideia que essas tinham de como deveria ser o seu lugar.

Pois é, em termos simples, o termo lugar é compreendido como um espaço delimitado e que é usado constantemente para a manutenção das relações humanas - convívio entre as pessoas. É uma relação de afetividade do seu cotidiano

Como exemplo de lugar, podemos citar:
empresas - com seus funcionários;
praças públicas - livre circulação popular;
residências - pessoas e suas famílias

A padaria, sua casa, o mercado, a comunidade que vc vive, cinema, a igreja, a rua, o sítio, a escola etc.

Para finalizar: O que é lugar?
No âmbito da Geografia, existem várias definições para a expressão lugar. No entanto, o conceito mais aceito e que pode ser mais bem utilizado em sala de aula é o que diz que o lugar corresponde ao espaço percebido pelo homem, também aquele local que remete a boas sensações e que possui um significado afetivo.
Uma das expressões do lugar enquanto relação entre o homem e o espaço é o bucolismo, que busca exaltar as belezas do meio rural, também interligado à afeição humana em virtude de suas muitas qualidades. Assim, a área rural de uma fazenda ou chácara onde uma pessoa trabalha, mora ou costuma visitar aos finais de semana, por exemplo, pode ser uma expressão de lugar, um aspecto conceitual do espaço geográfico.

                             Atividade - 04
Nome completo:_______________________________
Série: 6º ano  Turma:_______ Devolutiva: 21/05/2021

Marque a opção correta

1 - “Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”

A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?

a) região
b) território
c) paisagem cultural
d) lugar

2 - [...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]


O texto acima descreve um(a):

a) Paisagem.

b) Território.

c) Região.

d) Lugar.


Responda: 

3 - O conceito de lugar, para a geografia, é muito importante. Explique-o e cite ao menos dois exemplos de seu espaço de vivência.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. 1 alternativa D
    2 alternativa C
    3- em termos simples, o termo lugar é compreendido como um espaço delimitado e que é usado constantemente para a manutenção das relações humanas - convívio entre as pessoas.
    Minha casa e minha escola

    ResponderExcluir
  2. Aluna:thais mirely Rocha de Oliveira
    6°2

    1- letra (d)
    2-letra (a)
    3-moradia,escola

    ResponderExcluir
  3. 1-letra (d)
    2-letra (a)
    3-moradia,escola

    ResponderExcluir