Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira
Disciplina: Geografia
Série: 6º ano do vespertino – Aula: 04
Professor: Itamiram Alves (Iram)
Aula semanal: 10 à 14/05/2021
Carga horária: 03 horas aulas
Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar. Tudo depende da abordagem empregada na utilização do termo, bem como da corrente de pensamento relacionada com a teoria em questão. Por isso, ao longo da história do pensamento geográfico, esse conceito foi alvo de vários debates, ganhando gradativamente novos contornos.
Nos estudos clássicos da Geografia, o estudo tinha uma importância secundária, tendo sua noção vinculada ao local. Em uma escala de análise, referia-se, dessa forma, apenas a uma porção mais ou menos definida do espaço. No entanto, essa ideia foi sendo enriquecida ao longo do tempo e do avanço das discussões.
Atribui-se a Carl Sauer a primeira grande contribuição para a valorização do conceito de lugar[1]. Para o autor, a paisagem cultural é quem define o estudo da Geografia e o sentido do lugar estaria vinculado à ideia de significação dessa paisagem em si. A partir daí, esse importante termo foi sendo vinculado não ao local, mas ao significado específico, ou seja, aos atributos relativos e únicos de um dado ponto do espaço, transformando suas impressões em sensações únicas.
Com essa evolução, sobretudo pelas contribuições de autores como Yi-Fu Tuan e Anne Butiimer, a ideia de lugar passou a associar-se à corrente filosófica da fenomenologia que, basicamente, trata os fatos como únicos, partindo da compreensão do ser sobre a realidade e não da realidade em si, esta tida como inatingível. Por isso, o lugar ganhou a ideia de significação e, mais do que isso, de afeto e percepção.
Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.
Espaços públicos de convivência e lazer são frequentemente abordados e estudados pela Geografia a partir da ideia de lugar. Em alguns casos, estudos geográficos com base nessas premissas foram responsáveis pela mudança na arquitetura de praças e espaços de lazer, sobretudo no sentido de adequar tais locais à compreensão e percepção das pessoas e à ideia que essas tinham de como deveria ser o seu lugar.
b) território
c) paisagem cultural
d) lugar
O texto acima descreve um(a):
a) Paisagem.
b) Território.
c) Região.
d) Lugar.
Responda:
3 - O conceito de lugar, para a geografia, é muito importante. Explique-o e cite ao menos dois exemplos de seu espaço de vivência.
3 Comentários
1 alternativa D
ResponderExcluir2 alternativa C
3- em termos simples, o termo lugar é compreendido como um espaço delimitado e que é usado constantemente para a manutenção das relações humanas - convívio entre as pessoas.
Minha casa e minha escola
Aluna:thais mirely Rocha de Oliveira
ResponderExcluir6°2
1- letra (d)
2-letra (a)
3-moradia,escola
1-letra (d)
ResponderExcluir2-letra (a)
3-moradia,escola